Farmácia-Escola

Conceito
A Farmácia Escola funciona a partir de um convênio firmado entre o município e a universidade desde 2005. Pode ser conceituada como um local de ensino, pesquisa e extensão que oferece serviços farmacêuticos à comunidade de modo a contribuir para a promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde e para o uso racional de medicamentos.

Atividades desenvolvidas

• Fornecimento de medicamentos aos usuários dentro dos princípios da Assistência Farmacêutica.
  • Atividades acadêmicas relativas ao Estágio Supervisionado II, recebendo em torno de 40 alunos/semestre.
  • Prestação de Atenção Farmacêutica ao usuário hipertenso e/ou diabético através do Projeto de Extensão: “Atenção Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde”.
  • Atividades educativas e recolhimento de medicamentos vencidos e/ou inutilizados através do projeto de extensão: “Educação para o descarte correto de medicamentos no município de Ouro Preto/MG”.
  • Participação em projetos multidisciplinares através do grupo GIAD (Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Álcool e outras Drogas), do projeto de extensão COMTATO e do projeto de extensão “Ambulatório de Doenças Infecciosas e Parasitárias”.

Funcionamento

A Farmácia Escola funciona no prédio ao lado do centro de saúde e fica aberta de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.

Todos os medicamentos disponibilizados na Farmácia Escola são fornecidos pelo município e por isso são dispensados gratuitamente à comunidade local e universitária. Para ter acesso aos medicamentos a exigência é que seja apresentada uma prescrição (receita), podendo ser da rede pública ou privada.